Criada pela agência de
publicidade OpusMúltipla Comunicação Integrada, a publicidade mídia externa
(outdoor) use e se lambuze da marca Lilica Ripilica, foi exibida em 2008.
Lançando a coleção inspirada no chá inglês, a coleção chamada Tea Time causou
espasmo no público.
Em uma leitura
ocidental, a foto em questão trás uma menina de aproximadamente 6 anos disposta
no sofá, mais especificamente um divã. Todo o seu figurino são roupas e
acessórios da loja: blusa, saia, lenço, colete, sapatos e meias tons magenta e
branco. Com olhar fixo na câmara, a criança segura na sua mão esquerda uma
guloseima, tem parte do rosto melecado aparentemente de açúcar do doce e um
meio-sorriso nos lábios. A arte gráfica é ornada com temas florais e no centro
ótico é marcado pelo slogan da campanha “Use e se Lambuze”. A imagem finaliza
com a marca.
O sentido ambíguo e a
adultização da menina são nítidos na campanha. A expressão facial e o sorriso
lascivo, emprego das palavras, pose típica de campanhas adultas com teor
sensual, e o contexto geral do cenário (iluminação, objetos de cena e objetiva
utlilizada) induz a um mundo sério contrário a alegria da infância. Segundo o
site Projeto Criança e consumo através de denuncia, a Marisol, disse que “se
aproveitou da vulnerabilidade infantil, a empresa procura estimular
comportamentos destoantes com o universo infantil e até mesmo nocivo à proteção
integral e especial garantida pelo ordenamento pátrio”. As crianças não
percebem a manipulação diante delas, e a própria marca tem um histórico de
comunicação e publicidades abusivas atraindo ingenuamente o público infantil.
Lilica Ripilica vende
peças de roupas e acessórios destinada classe A, cada peça em media por R$
189,90. De acordo com a própria Marisol, a Lilica Ripilica é voltada para o
seguinte segmento:
“A
menina Lilica Ripilica sabe o que quer, pois é moderna, autêntica e
sofisticada. Ela é diferente e tem estilo, sem perder a inocência e a delicadeza
do mundo infantil. Tem atitude, é despojada e gosta de se manter informada
sobre as tendências da próxima estação."
Além de causar uma imagem na mente do consumidor, a marca é capaz de forma intangível causar sensações, experiências e percepções diferentes sejam pelo âmbito social, cultural ou aquisitivo. Esses efeitos afetam diretamente a personalidade da criança, despertando a escolha de produtos de “marcas” ou mais caro (ficam mais intensos quando ligados a personagens fictícios), a frequentar salões de beleza e preferência por compra de brinquedos e roupas que outros objetos mais úteis, tornando-as inconsequentes e distorcidas do valor de sociedade coletiva.
Escrito por: Renato Barbato